Faculdade // Praxe (sim ou não?)
Hoje quis falar um pouco sobre um tema polémico: a praxe.
Esta tradição do ensino superior tem sido alvo de grande contestação e manifestações acaloradas entre quem está a favor e contra (embora eu ache que até está a acalmar um pouco).
Eu entrei no passado Setembro no ensino superior e decidi experimentar e depois pertencer à praxe. No início era Besta. Depois do Batismo tornei-me Caloira.
É uma experiência diferente e divertida e foi graças a ela que conheci muitas pessoas, especialmente do meu curso, claro). Interages com com caloiros de outros cursos, e se fores "bem comportado" podes futuramente praxar. Outro ponto positivo é conhecer melhor a cidade onde se está a estudar (como neste caso já conhecia, este aspeto não teve assim tanta importância na balança).
Há muito cansaço e nódoas negras nos joelhos (de tanto tempo estar no chão). Chegas a casa estourada e por vezes muito suja. Exemplo disso foi este dia em que estava vendada e levava com iogurte em tudo o que era sítio.
Mas resumindo, só vai para a praxe quem quer e muito da experiência também depende de que quem está a praxar. É necessário ponderar bem, o ensino superior não é só praxes e "bebedeiras". É o ensino que vai determinar a tua vida profissional.
«« Post anterior Post seguinte »»
Comentarios