Fim de semana // Red Bull Air Race
Boa tarde pessoal,
Fomos ver o Red Bull Air Race 2017.
Ir a um evento com tanta gente e longe de casa exige preparação e estudo para chegar, poupar, desfrutar e voltar da melhor maneira, por isso este post também se podia chamar "Como sobreviver ao Air Race?" ou "Guia Air Race para pobres". Sim porque com dinheiro o pessoal vai para as varandas com a melhor vista e o melhor almoço da cidade.
Transporte
Era esperado um milhão de pessoas nas margens do Douro (acabaram por ser 850mil) por isso a questão "Como lá chegar?" era imperativa. Houve (claro!) condicionamentos do trânsito e os alojamentos da cidade estavam cheios e caríssimos. Por isso, escolhemos um alojamento mais longe da cidade mas relativamente perto do Metro (Modivas Sul). A Bianca vai fazer um post em breve sobre onde ficámos).
Ainda trememos quando houve ameaça de greve dos motoristas do Metro, mas lá continuámos com o plano (o plano B era apanhar comboio).
De carro, fizemos o percurso Leiria-Modivas (A1+A28) e depois de Metro até General Torres (Modivas Sul-Trindade-General Torres). Nos dois dias fizemos este percurso ida e volta, porque ir de carro para o centro do Porto estava fora de questão.
Comida
No sábado levámos farnel, porque não sabíamos até que ponto os preços estariam inflacionados. Fizemos (com a mãezoca) pastéis de bacalhau, rissóis e um bolo de iogurte, e ainda levamos fruta e bebidas. E lá comemos à beira do rio enquanto esperávamos pelos aviões.
No domingo, comprámos umas "bifaninhas" pelas bancas que lá existiam (2 euros cada e mal servidas). Com o calor, íamos sempre comprando água, muita água e gelados.
A corrida
Foi espectacular! Vale bem a pena. No sábado, além das qualificações ainda passou um ATR. No domingo, foi ainda melhor com os Masters, o Airbus A330, os F16 e tudo mais que talvez muitos de vocês tenham visto.
Mesmo não percebendo grande coisa de aviões, lá fomos ouvindo os comentários do Unas e vendo as informações no ecrã gigante e no fim já estávamos umas experts (cof cof).
Sem saber ainda ficámos numa posição privilegiada para assistir à entrega dos prémios.
Ficam as melhores fotos (depois de muitas tentativas) que achamos que falam por si.