top of page

Curiosidade // Sobre Amor

Ontem descobri no meu mural do facebook que o programa Prova Oral da Antena 3 tinha feito uma emissão especial de dia dos namorados a partir de Amor, freguesia de Leiria. Para quem não conhece, Amor é uma aldeia bem pequena e em que a maioria dos habitantes trabalha na nossa cidade, Marinha Grande.



Para mim quando pequena era sempre o sítio de "ir à água", numa fonte que hoje ainda existe e com melhores condições até. Hoje é a terra onde cresceu “o meu amor” e também é a terra onde agora mora o meu avô.


Mas voltando à vaca fria... Na tal emissão que está disponível em vídeo, uma das perguntas que mais faziam era "Porque se diz àmor e não Amor?" e "Porque é que a terra se chama Amor?". Depois de uma demorada (5 minutos) pesquisa bibliográfica (google) descobri (apareceu-me à frente) que a explicação não é tão simples como “o rei D.Dinis teve lá 3 ou 4 amantes”. Na tese de mestrado de Catarina Oliveira (2009), também ela natural de Amor, das três uma: ou tem relação com o sentimento, ou tem origem na amante de D.Dinis “a mór”, ou simplesmente surge da palavra árabe “Almore”, que significa “o sítio mais alto”. (https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/13264)



Seja como for, já vi muitas pessoas a pararem junto da placa para tirar a bela da fotografia. Enfim, é um nome bonito e uma curiosidade que decidi partilhar.


Mais informações sobre Amor:

Podem ver o vídeo de que falei no facebook do programa: https://www.facebook.com/provaoral/


bottom of page